Vale a pena comprar um PS4 agora?

Depende. Se você está pensando em  comprar um PS4 agora, seja por que quer fazer aquele upgrade do PS3 ou está virando a casaca vindo do Xbox ou Nintendo Wii, é bom levar alguns pontos em consideração:



Preço:

Nas grandes lojas do Brasil, o preço do Playstation 4 é assustador. São 4 mil Dilmas (com promoções ocasionais aqui e ali). Porém, em lojinhas alternativas, que trazem o console importado (do México, Paraguai ou sabe se lá mais de onde) é possível encontrá-lo a preços mais convidativos.  Já vi um lugar no Rio de Janeiro vendendo o console por R$ 1500,00 + o jogo Watch Dogs. Se a procedência é boa ou se vai ter alguma garantia eu já não sei. Mas considerando apenas o preço, tá muito bom (levando em conta que não tem nem um ano de lançamento ainda).

Jogos:

Na real, a coisa só vai ficar boa mesmo ano que vem. Por enquanto, você pode jogar a maioria dos lançamentos no PS3 ou Xbox 360. Watch Dogs, Assassins Creed Black Flag, Metal Gear Ground Zeroes (e até o futuro Phanton Pain), Destiny, tá tudo lá. Sim, essa geração está estranha.

Comprando o PS4 agora você vai poder curtir jogos como Infamous Secound Son (belíssimos gráficos), Killzone Shadow Fall, Knack (nhé) e um monte de indies (que rendem aos trolls a possibilidade de chamar o videogame de indiestation).  Por mais que indies sejam criativos, legais, bacanas, sexy sem ser vulgar, etc, comprar uma máquina cara para entupir o HD de jogo indie não parece ser a decisão mais sábia.

Mas em 2015 a coisa começa a mudar de figura. Se não houver novos adiamentos,teremos The Order, Batman Arkhan Knight,  The Division, The Witcher 3 e Raibow Six Siege. E esses só com um console de nova geração para jogar.

Custo/ Benefício:

Por enquanto, ainda acho o custo alto pra pouco benefício. Faltam mais jogos de peso, a compatibilidade com filmes 3D só vai aparecer no próximo update, o upload de vídeos para o Youtube ainda não existe, os troféus ainda não podem ser visualizados sem conexão à internet e se você quer jogar online ( e está acostumado a fazer isso de graça no PS3) vai precisar de uma assinatura da PS Plus. Por falar em PS Plus, sim, você vai ganhar dois jogos por mês com a a assinatura, mas a maioria é indie e ou jogos de pequeno porte. Nada de títulos AAA por enquanto como no PS3 (apesar de que esses só foram aparecer lá depois de anos).

Multimídia:

O PS4 reproduz DVDs e Blu Rays de filme, mas é preciso estar atento à trava de região. Se você comprar o aparelho vendido oficialmente no Brasil, não precisa se preocupar quanto a isso. Mas se trouxer de fora, dos EUA por exemplo, pode não conseguir assistir seus DVDs (já o Blu Ray tem a mesma região para toda a América). O PS4 não reproduz mp3 (mas também ninguém quer ouvir música por ele, ou quer?) e conta com um navegador de internet (que acredito não ser lá muito usado também). Também não há suporte a DLNA, o que quer dizer que você não vai conseguir acessar seus vídeos do computador, como é possível fazer no PS3 (mas pode reproduzir arquivos .mp4 via pendrive).



Meu conselho:
Se você está com (muito) dinheiro sobrando e não tem outro uso melhor pra ele (doe para mim), vai fundo. Caso contrário, é mais vantajoso esperar até aquele jogão fantástico que você não vê a hora de jogar ser lançado e depois aproveitar os que já saíram.

Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

Thiago Oliveira é publicitário e jornalista, especialista em generalidades. Amante de tecnologia, internet, redes sociais, ficção científica, games, mangás, animes, cinema e maluquices em geral. O que alguns chamariam de "nerd".
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário