Resident Evil Remake no PS4 e as diferentes fases da Capcom



Resident Evil Remake (conhecido também como REmake) será lançado em 2015 para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360 e PC. Essa é uma ótima notícia, pois trata-se de um excelente jogo, mas também mostra a mudança que aconteceu com a Capcom e , de certa forma, com a indústria como um todo.

O mesmo Resident Evil 1, só que diferente

Resident Evil Remake foi lançado em 2002 para Game Cube ( e depois ganhou uma versão para Wii, sendo até agora exclusivo para as plataformas Nintendo) e trata-se de uma repaginada do primeiro Resident Evil, aquele da mansão. Mas não pense que é apenas Resident Evil com gráficos melhores. O que a Capcom fez com REmake foi refazer totalmente o primeiro game.

Cada área da mansão foi redesenhada, ficando muito mais realista, efeitos de iluminação foram adicionados, deixando o clima ainda mais ameaçador, novas áreas foram criadas, como o cemitério. Todos os modelos de personagens foram refeitos. Foram criados novos puzzles e inimigos, como os zumbis que morrem e se não forem queimados voltam ainda mais fortes depois. A abertura em live action foi substituída por CG e todas aquelas dublagens toscas (Jill sandwitch, lembra?) foram regravadas com atuações melhores. Além de itens novos, todos os antigos foram trocados de lugar.
 






Você vai gostar se for veterano ou novato


Portanto, mesmo que você fosse um viciado em Resident Evil na época, poderia jogar o Remake e teria que procurar as chaves e outros itens novamente, pois tudo foi trocado. Isso era o que tornava REmake atraente tanto para novos jogadores como para veteranos. Você iria descobrir o jogo novamente e não apenas jogar a mesma coisa com gráficos melhores.

REmake é referência de como refazer uma versão melhor de um jogo antigo. Tudo mudou e tudo ficou melhor. Jogadores antigos ainda teriam surpresas e teriam inimigos diferentes para combater e puzzles novos pra resolver. Aquela chave manjada que você já sabe onde está não estará mais lá, você vai ter que explorar a mansão novamente como se fosse a primeira vez.

Por que não temos mais REmakes por aí? 



No mundo ideal, todos os jogos re-lançados seriam assim. A Capcom, talvez sendo ingênua, fez o trabalho como deveria ter feito. REmake é praticamente outro jogo e teve de ser feito do zero. Mas aí outras empresas descobriram um caminho mais fácil, lucrativo e menos trabalhoso. Era só pegar o jogo pronto do console antigo e aumentar a resolução para a do console novo. Uma conversão simples, rápida de desenvolver e barata de fazer, pois nada seria criado novamente. E pegou.


Na era Playstation 3 começaram a brotar dezenas de jogos em versão HD remaster (Tomb Raider, Shadow of Collossus, God of War, Prince of Persia, só pra citar alguns). E como vendiam, seja por causa do suporte aos troféus, seja por dar oportunidade a quem ainda não tinha jogado, elas continuaram a surgir.

A Capcom, que pegou gosto pelo dinheiro fácil nessa época, aprendeu a lição e fez sua parte. Na era PS2/ Game Cube ela lançou grandes jogos como REmake, Resident Evil Zero, Resident Evil 4 e nova franquia Devil May Cry. Depois ela aproveitou o sucesso das remasterizações e veio com Devil May Cry HD Collection e ainda há pouco trouxe uma versão ultra mega blaster HD de Resident Evil 4 para PC .

Remasterizar $> (mais barato que) Refazer


Agora a Capcom faz algo que talvez seja inédito: um remaster de um remake e que mostra dois momentos da indústria. Se antes os estúdios se dispunham a recriar do zero um game de sucesso, agora é mais economicamente viável pegar um produto pronto e convertê-lo para um novo console.





Acho que será cada vez mais raro vermos remakes do porte de Resident Evil e cada vez mais remasterizações. Isso é uma pena, pois seria ótimo um remake de Resident Evil 2 (que pra mim é o melhor da série). Aliás, a ideia da Capcom era refazer todos os 3 primeiros RE. Mas o projeto foi cancelado devido as péssimas vendas do REmake no Game Cube (que tinha 4 donos no mundo inteiro). Como a esperança é a última que morre, tomara que REmakeREmaster venda milhõooooooooooooes! e a Capcom faça REmake2 (não custa sonhar). O mais provável, porém, é que a Capcom lance Resident Evil Zero HD Remaster (que ela espertamente não incluiu com REmake).


Compartilhar no Google Plus

Sobre Unknown

Thiago Oliveira é publicitário e jornalista, especialista em generalidades. Amante de tecnologia, internet, redes sociais, ficção científica, games, mangás, animes, cinema e maluquices em geral. O que alguns chamariam de "nerd".
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários:

  1. this made my day I got a PSN code and it redeemed! Got mine from http://psn.cardcodes.net

    ResponderExcluir
  2. Vim do futuro pra dizer que a Capcom não desistiu dos remakes dos 3 primeiros jogos, o remake do 2 já está em desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  3. jogos para ps4 e xbox one e na store games, compre o Nintendo Switch
    https://www.storegames.com.br/

    ResponderExcluir